É Fora

de Série

Um pouco sobre tudo.

O Espetacular “Espetacular Homem-Aranha”

Não vou dizer que isso será uma crítica do filme, porque não será. Assisti recentemente e quero deixar minhas humildes impressões. Apesar de não acompanhar os quadrinhos do Homem-Aranha, sempre curti muito a história: A forma como ele se transforma em herói, as consequências de ter superpoderes, enfim, a história de Peter Parker me cativa!
A opinião de quem já conhece a saga do herói mais profundamente contou muito para mim. Dizem os bons que a produção está mais fiel aos quadrinhos. Mas, tem aqueles que estão falando que o filme não foi tão bom assim. Será apego ao passado? Não vou entrar nessa questão, porque, para mim, cada um teve seu momento. Acompanhei a trilogia com Tobey Maguire e foi ali que a história me interessou mesmo. Gostei bastante dos filmes e não tenho nada contra a atuação do “velho Peter”. Porém, aproveitando a empolgação recente de ter assistido “O Espetacular Homem-Aranha”, vamos às impressões!

(ATENÇÂO: CONTÉM SPOILERS)


A história se repete, afinal não tem como modificar a transformação, a descoberta dos poderes, a morte do Tio Ben e as lutas com o vilão da vez. O filme começa com o pequeno Peter Parker sendo deixado com seus tios. Seus pais, claramente, fugindo de alguma situação e tentando manter o filho em segurança. Segredos são sempre legais! 
O tempo passa, Peter é skatista, mas continua fotógrafo, nerd e sozinho ( legal que aqui ele não é o nerd estereotipado: apenas um cara inteligente que vive na dele, sem amigos). Defende um fraco e oprimido que estava sendo humilhado e acaba, ele, apanhando: Típico dos heróis. 
Por acaso, Peter descobre uma pasta de seu pai com anotações de uma pesquisa que vinha desenvolvendo e aí começa tudo: Ele vai até à Oscorp para tentar saber mais sobre o projeto e lá ... adivinhem? Aranha!

Adorei a transformação! A cena do metrô rende boas risadas. Peter não entende nada do que está acontecendo e derruba uma gangue ( sem contar a blusa da mulher que ele arranca – sem querer, claro). Chega em casa todo assustado com tudo que vem acontecendo, seus tios fazendo mil perguntas ( a Tia May é uma fofa).


O dia seguinte é muito bom! Praticamente destrói seu quarto! Pobre despertador! Pobre torneira! Pobre maçaneta! Não vou me prender muito em detalhes, pois como eu disse isso não é uma crítica.
Voltando ... Vamos falar de coisa triste? Vamos falar do Tio Ben. Não interessa se é na antiga versão ou na nova: eu sempre fico triste por causa do tio Ben!

O caixa é grosseiro com Peter, manda ele sair da loja, em seguida a loja é assaltada, Peter poderia ter impedido o ladrão, não faz por causa da estupidez que o caixa faz com ele, o ladrão escapa, seu tio vem pelas ruas procurando por ele (após uma discussão) e ... pronto! O ladrão mata o tio Ben!
Achei a cena bem triste, muito bem interpretada. É aquele momento em que você não fala nada, só fica aquela sensação “ cara, que coisa”.
Com a morte do tio, o pobre herói fica arrasado ( nem é pra menos, eu que não sou nada do Tio Ben fiquei). Legal a cena do corredor da escola com o Flash tentando dizer algo reconfortante a ele ( sabe o cara que eu disse que bateu nele, no início? Então.) você sente o nó na garganta da perda que ele devia estar sentindo.

Peter começa a procurar pelo tal ladrão (que tem uma estrela tatuada no pulso) e sai pelos becos da cidade prendendo bandidos em suas teias na tentativa de encontrar o cara que matou seu tio.

**Ah, como não falar disso? As teias! Dessa vez elas não aparecem do nada, junto com seus poderes. Nesse filme, Peter desenvolve um sistema para lançá-las! Eu, particularmente, achei super demais!**



Então, ele sai pelos becos prendendo bandidos e isso não agrada a polícia, não. Ele é visto como um encrenqueiro, um bandido também. (vê se pode!) O capitão aqui, é o pai da Gwen ( que eu vou falar depois) e rende uma boa cena a discussão de Peter e o “sogrão” sobre as boas ou más intenções do “Spider Man”. Interessante, também, a evolução do senso de herói que ele adquire. A princípio era uma espécie de vingança que o motivava, mas depois ele começa a "defender os inocentes". Ah, o nosso herói!
Cena linda de engraçada a que o ladrão, surpreendido por um cara mascarado e com uma roupa colante, tenta revidar sacando uma faca. Oi? Uma faca? É!

Adorei a ironia e o sarcasmo desse Homem-Aranha! “Oh, você descobriu meu ponto fraco! Sim, você tem uma faca. Eu me rendo!” (Ou algo assim) Só assistindo para entender maneirice da cena.

Deixa eu resumir, porque parece que me empolguei demais! E já estou comentando muito!

O vilão da vez foi muito bem feito. O Lagarto é o Dr. Connors, um amigo deficiente (sem braço) que fazia as pesquisas junto com o pai de Peter. Só que o Dr se auto injeta o soro, movido pela possibilidade de deixar de ser deficiente. Como você pode imaginar ... Algo sai errado. Muito errado! E ele se tranforma no vilão.
Legal que o Dr Connors gosta do Peter Parker e o Lagarto é o seu inimigo mortal. Já estamos acostumados a esse dualismo, mas não me cansa! É sempre interessante ver um momento amistoso quando a transformação acaba.

**A cena dos guindastes se alinhando na tentativa de ajudar o aracnídeo ferido foi muito demais também. A sensação de trabalho em equipe ( até para o Homem-Aranha) e gratidão do cidadão que teve o filho salvo pelo Spider são reconfortantes. E por favor alguém encontre aquele policial que atira nele, porque o capitão grita “Não atirem nele!” e a primeira coisa que o cara faz é atirar! ¬¬’**


E sim, eu deixei o casal por último. Foi muito boa a química que rola entre os dois! Gwen Stacy era, até então, uma total desconhecida para mim. E eu adorei o casal do filme. As cenas, a revelação, tudo.

** Revelações: nada ficou muito escondido nesse filme e eu curti. Peter conta para Gwen (lindo), o Lagarto descobre quem é seu inimigo (ótimo), o captião descobre quem é o Homem-Aranha (muito legal). Só a Tia May que fica sem saber (pobre Tia May).**

Em resumo: Esse filme mereceu o título de “O Espetacular Homem-Aranha". Sou fã da trilogia antiga, não vou desmerecer ninguém, mas esse, realmente, me empolgou.


Um Peter Parker inteligente e irônico, mas com a essência do Peter Parker de sempre. Um herói moderno (que recebe e faz ligações de celular, se distrai com joguinhos nos momentos de ócio, compra ovos para a tia). Uma mocinha que não vive em apuros (ao menos nessa primeira parte) e que se mostra corajosa. Uma linda fotografia, ótimos diálogos, uma boa trilha sonora e um 3D cheio de efeitos. O novo filme é denso e aborda de uma forma diferente ( da Trilogia) o personagem. Cenas engraçadas, mas que não tiram o ar de seriedade e maturidade do filme. Espetacular, espetacular!!


Tem gente brigando por causa da Mary Jane, Tobey, roteiro e mais um tantão de coisas. Gente o que importa é que a nova produção ficou ótima e cada um tem o seu momento ( Antes o Tobey, agora é a vez do Andrew). Assistam novamente a Trilogia, assitam o novo filme. Sem comparações ( ou se quiserem façam comparações, mas sem ofensas). O que importa é a história ser boa e preferências vão de cada um, ao seu gosto! Sejam felizes e assistam!





# Compartilhar

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

6 comentários:

  1. gosteei! também acho muito chato essas discussões bobas sobre o 'melhor' aranha. Realmente, cada um teve o seu momento.
    E achei o do Andrew realmente espetacular. Acho q o estilo nerd de Peter está mais atualizado, ele tem ironias na ponta da lingua e tem pegada, haha. super charmosinho! *-* nisso tenho q preferir mil vzs ele ao Tobey, rsrs.
    E diz que o casal se apaixonou mesmo nos sets do filme, né? Vai ver por isso a química dos dois tava tão boa *-*

    curti a crítica q não é crítica :P

    ResponderExcluir
  2. Tambem gostei muito desse...as partes q me deixaram felizes, é q eles foram um pouco mais fiéis aos quadrinhos...mostrando a primeira namorada do Peter e o lança teias feito por ele mesmo...nossa muito bom...e o Homem aranha das HQ's, é mais irônico e sarcástico mesmo...o ator caprichou...(apesar de eu tb gostar do ator da trilogia Homem aranha com aquela cara de bebezãoo)....mas o espetácular homem aranha foi espetácular mesmo...adorei!

    ResponderExcluir
  3. ''Gente o que importa é que a nova produção ficou ótima e cada um tem o seu momento ''
    Não,fico BOA

    SPOILERS:

    1ºMarcha dos lagartinhos em NY,ninguém merece isso.

    2º O diretor pra explicar como o Lagarto descobre sobre Peter,é ridiculo,pra que que o Peter levo aquela Câmera la pra baixo?

    3º Sobre os cartuchos de Teia,ele roubou a Teia da Oscorp,ele só criou o dispositivo.Homem aranha agora é Ladrão?

    O filme ta cheio de cenas que deixam as pessoas no vaco,eu gostei bastante sim,mas apelar pra ROMANCIZINHO não leva a nada não.Poderiam ter explorado muito mais esse herói e até mesmo o vilão,que nem a familia foi citada,o que é de grande importância com relação ao vilão.

    Em termos de Herói eu gostei bastante,aquela mudança de ao invés de buscar vingança pelo ocorrido com seu tio,ele ve que pode ser muito mais que isso,pode ser um herói.

    Por isso a qualidade do filme na minha opinião é BOA...
    Sem contar que a SONY cortou milhares de parte do filme,que eram mostradas no trailer.

    Ainda acho que a MARVEL tem que comprar os direitos dos Spider-Man de volta.

    ResponderExcluir
  4. Adoreiii, deu ate vontade de assistir ao filme!

    ResponderExcluir
  5. ''2º O diretor pra explicar como o Lagarto descobre sobre Peter,é ridiculo,pra que que o Peter levo aquela Câmera la pra baixo?''

    Correção vi o filme de novo e ja sei o pq da Câmera.!!Pelo menos isso não foi um Fail do filme.

    ResponderExcluir
  6. Ah, pra mim, O Espetacular foi melhor que os três anteriores, que Homem de Ferro, que Thor, que Hulk, que Capitão América e, SIM, até melhor que Os Vingadores fodão. Porque, tipo, eu SOU MUITO FÃ do Homem-Aranha. Sempre foi ele, sempre será. E Os Vingadores 2, que vai ter o Homem-Aranha e o Wolverine, vai ser melhor ainda. *o*

    ResponderExcluir