É Fora

de Série

Um pouco sobre tudo.

Merlin


Eaê gente? Sabe aquela série que nem é tão conhecida, mas que de alguma forma você gosta e tem um carinho especial por ela? Então, no meu caso essa série é “MERLIN”!



Para início de conversa, eu sempre fui (e sou) apaixonada por todo esse universo medieval e, claro, pelas lendas arturianas: Artur, Camelot, Távola redonda e a Excalibur!
Uma pena que raríssimas são as obras que abrangem o tema com sucesso. 
(Esse filme “Rei Artur” aí ,de 2004, eu achei bem fraco – opinião pessoal, né?) 

Se o filme já foi difícil, encontrar uma série com a temática é quase impossível, certo? ERRADO! Após minha decepção com “Camelot”, por um acaso eu descobri “Merlin”. Assistia “Legend of the Seeker” e com o cancelamento dessa série eu comecei a procurar outras produções com batalhas, magia, castelos e blá, blá, blá.


É o seguinte, se você vai assistir tudo bem, mas assista livre das expectativas com grandes e supremos efeitos especiais. A grande sacada da produção, na minha opinião, são os diálogos entre Merlin e Artur!
Vou fazer um breve resumo para quem ainda não conhece a adaptação.

Aqui, a jornada arturiana começa bem antes dele ser rei. Um Merlin e um Artur jovens que ainda estão descobrindo seus destinos. Em uma Camelot onde a magia é proibida pelo rei Uther Pendragon, Merlin tem de descobrir seu dom e manter todo o processo em segredo. Ele tem Gaius, seu protetor e amigo, para orientá-lo.


Artur vive sob as ordens de seu pai, Uther, e está sendo preparado desde criança para se tornar o novo rei. Legal que ao longo das temporadas a gente percebe um amadurecimento do príncipe, que inicia a saga como um verdadeiro idiota real. 


E o primeiro encontro entre Merlin e Artur não sai muito bem. Merlin defende um jovem da atitude tirana do herdeiro do rei e descobre que desafiar o príncipe de Camelot traz consequências.





As tiradas divertidas da série são o ponto alto, o que faz a questão visual ficar em segundo plano. Quando comecei a assistir achei que era uma série para crianças, mas me enganei completamente. Tem um ar mais leve, mas acaba caindo no drama por envolver segredos, conflitos e injustiças.

Principalmente quando você começa a perceber que a amizade que nasce entre Merlin e Artur é ameaçada pela descoberta da magia. Mas de qualquer forma, você torce para o Merlin e não vê a hora dele revelar tudo de uma vez. Afinal ele sempre salva tudo e todos e quem acaba ganhando a fama é o Artur. A interpretação de Colin Morgan ( Merlin) é excelente! Ele consegue passar o drama que o personagem vive: usar seu dom em um reino onde ele é visto como malígno e, ainda, perder a amizade de Artur.

Ainda temos a trama da Morgana, que começa a ser bem explorada a partir da segunda temporada. 


Somos apresentados ao jovem Mordred ( quem conhece a lenda sabe do seu papel na história).


Os cavaleiros da Távola são apresentados, também, de forma interessante, e no desenvolvimento das temporadas o lendário grupo vai se formando.


As “conversas” de Merlin com o Grande Dragão ( depois a gente descobre o nome dele - Kilgara - no season finale da segunda temporada) vão revelando aos poucos os mistérios que devem ser desvendados pelo jovem mago e a ligação deles também é de extrema importância na série.


O ponto baixo da trama, para mim, vai para Gwinevere. Pela adaptação: uma criada do castelo, ama de Morgana e ela é “boazinha”. Sinto, de verdade, falta da Gwinevere que deixa Artur completamente apaixonado e o manipula. ( Talvez isso seja consequência da leitura de “As Crônicas de Arthur)


De qualquer maneira, eu considero a série sensacional e sempre que posso estou indicando para amigos e parentes. “Merlin”, série da BBC, volta em setembro com sua 5° temporada e se você se interessou pela trama aproveite, afinal cada temporada é composta apenas por 13 episódios.

Não se deixe enganar pelo aspecto adolescente da produção. Cada vez mais adultos estão se deixando levar pelo seriado e descobrindo todo o drama e mistério escondidos por Camelot.

E segue o trailer da série.
Espero que “Merlin” ganhe uma chance na sua lista de seriados, pois vale muito a pena! 



Keep the magic secret!


# Compartilhar

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

6 comentários:

  1. Acho que vou assistir essa série.
    Sempre me interessei por esse universo medieval tb, mas essa série não é bem "falada".
    Porém, gostei do trailer ai, e com essa propaganda, acho que vou dar uma chance ^^

    ResponderExcluir
  2. Eu amo essa série! Está entre as minhas 3 preferidas. (a BBC é f*da).As partes engraçadas são um tipo de escape cômico, já que todos os episódios são tensos. A vida de alguém sempre está por um fio em todos os episódios. Particularmente, acho que deve ser assim pra manter a audiência (faz sentido).

    A questão da série é o amadurecimento de ambos, Merlin e Arthur (como você falou). Adorei a "sacada" de quem idealizou a série para que os dois fossem jovens.

    Ah,você falou da Gwi. Haha.Eu senti falta da Morgana,amante e irmã do rei (As Brumas de Avalon,beijos).

    @blogabs
    Abstrações
    Também gosto do fato de Merlin não usar de artifícios sujos para ganhar audiência. Não há apelação sexual na série. Na verdade,ela saí isenta de muitos defeitos que outras séries medievais possuem. E é melhor eu parar por aqui,senão esse comentário sairá um discurso (quase ode) à Merlin (BBC).

    P.S.:fiquei de conferir Camelot.Todos dizem que não é legal,mas...

    ResponderExcluir
  3. Suzi, eu também senti falta da Morgana da lenda. Confesso que quando comecei a assistir eu tinha muitas expectativas por causa do livro "As Crônicas de Artur", mas foi viciante. Após o primeiro episódio não consegui mais parar. O segredo de "Merlin" acho que é a simplicidade com os efeitos e uma boa história. Nada apelativa. :)

    ResponderExcluir
  4. Merlin: Uma das poucas séries que assisto e curto de verdade...
    apesar de não ter os maiores efeitos especiais como hoje em dia, acho muito top rsrs...
    recomendo a todos...
    Muito Bom!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu também adoro temas medievais, tem vários livros e filmes, mas séries são poucos, já tinha ouvido falar de Merlin, mas sempre esquecia de procurar mais sobre ele, agora que vi, irei assistir.

    ResponderExcluir