É Fora

de Série

Um pouco sobre tudo.

Sem Vergonha Nenhuma


Uma série nova e fresquinha; quem não gosta? Eu, pelo menos, ADORO. Então comecei a ver a versão americana de Shameless, que por enquanto tem duas temporadas. E sabe aquele sentimento maravilhoso que temos quando descobrimos uma coisa foda, tão foda que não conseguimos entender COMO não tínhamos provado e amado aquilo antes? Pois é, foi o que eu senti, uma epifania boa demais da conta. A primeira temporada tem dez episódios, cada um com quase uma hora de duração, os quais eu vi em menos de três dias. Não foi lá um dos meus maiores feitos, porque já vi uma temporada inteirinha de Dexter em um só dia e de Supernatural e Smallville em um fim de semana. Mas essas loucuras foram feitas nas férias.

Com Shameless foi diferente. Eu via um episódio, ficava maravilhada, queria muito, muito ver o próximo, mas já estava tarde e eu tinha que trabalhar cedo, mas eu sempre perdia o debate interno de responsabilidade e acabava vendo o episódio, e mais outro, e talvez outro ainda, e dormindo pouquíssimo para ter um dia de trabalho cinco vezes mais cansativo. Mas, CARA, Shameless é MUITO BOM! Eu nem ligava que o certo era estar dormindo, eu TINHA que ver o próximo episódio. Shameless foi um vício momentâneo bem forte. Ah, mas como eu me diverti.


A série tem vários pontos positivos. Eu vou tentar descrever alguns aqui. Começando pelo sobrenome da família sem-vergonha/shameless: os Gallaghers. Ok, isso não é bem um ponto positivo, mas talvez outros fãs de Oasis como eu concordem que esse sobrenome é um tanto que atraente. :)


Mas vamos contar o que interessa: os Gallaghers são uma família grande. Grande e desestruturada. A mãe os abandonou, o pai é um completo irresponsável e os filhos são deixados para cuidarem de si mesmos. Eles são pobres e vivem numa anarquia generalizada, passando por perrengues intensos. Mas apesar – ou exatamente por causa – dos problemas, os irmãos são tão unidos que juntos conseguem ultrapassar qualquer obstáculo. E isso aí é a melhor coisa da série para mim: o companheirismo dos irmãos Gallagher. É lindo de ver. *o* Eles se amam demais e não tem merda que os faça se separar ou desistir.


Frank Gallagher é o pai. Egoísta ao extremo, gasta todo o dinheiro com bebida. Ele não trabalha e sua renda vem de uma pensão a qual não tem direito. Não se preocupa nem um pouco com o bem-estar dos filhos e só quer saber de enganar os outros e aplicar golpes, por mais estúpidos que sejam, para conseguir qualquer quantia em dinheiro e comprar mais bebida. Atraente, não? Por incrível que pareça, sim. Frank é um imprestável, mas ele acaba fazendo você gostar dele, nem que seja um pouquinho só. Dê um tempinho à série e você já poderá estar curtindo as merdas que ele fala.


Fiona Gallagher é a filha mais velha. Cara, ela é perfeita. Com a invalidez dos pais, tomou toda a responsabilidade de criar os irmãos. Só que ela precisa trabalhar, e apesar de todo o seu esforço, não pode tomar conta de tudo e todos o tempo todo e as coisas acabam fugindo de seu controle. Mas mesmo com os duzentos bicos horríveis que ela arruma para sustentá-los, ainda tem tempo, capacidade e motivação para manter a família funcionando. Emmy Rossum nunca me encheu os olhos. Não gostei dela em O Fantasma da Ópera nem em O Dia Depois de Amanhã. Achava ela totalmente sem graça. Shameless mudou minha opinião de cara.


Phillip Gallagher, mais conhecido como Lip, é o filho mais velho. O garoto é um gênio. Mas ele não curte muito a ideia de ir para a faculdade, então acaba usando sua esperteza para ajudar os irmãos a se livrar das rabudas e para conseguir uns trocados com aulas particulares – e com outras coisas não tão corretas assim. Foi por causa dele que comecei a ver Shameless, por indicação que uma super fã. E eu também virei uma. Lip é apaixonante.


Ian Gallagher é o terceiro filho. Ele trabalha numa vendinha de um casal indiano e também ajuda a família com as despesas. Ian é gay, mas mantém isso em segredo. Ele é ruivo e muito fofo. *---*


Debbie Gallagher é a menina mais nova. A Debs é fooooofa, fofa. Ela também é ruiva. Adoro. Ela é sensível e carinhosa, e cuida do Frank mesmo que ele nem ligue para ela.


Carl Gallagher é um pequeno psycho. Ele é agressivo e adora destruir as coisas. Tá sempre fazendo uma merda, mas obedece à Fiona e aos irmãos mais velhos. No final das contas, é um bom Gallagher.


Liam Gallagher é o bebê da família. Ele não faz muita coisa, mas está sempre para baixo e para cima nas cenas. Muito, muito bonitinho. *o* Adoro o black power dele. Um bebê com black power. Demais.


Steve Wilton é o namorado da Fiona. Ele ganha bem e tenta ajudar os Gallaghers financeiramente, mas Fiona não aceita seu dinheiro. Ele topa tudo por ela e entra para a família sem medo de seus modos inconvencionais.


Veronica Fischer é a vizinha e melhor amiga da Fiona. Nunca nega ajuda a ela e a seus irmãos. Geralmente participa das loucuras que os Gallaghers fazem para conseguir dinheiro ou arrumar alguma merda que fizeram.


Kevin Ball é o namorado da Verônica e também vizinho dos Gallaghers. Ele trabalha no bar Alibi, que é um dos locais que mais aparecem na série. É um dos únicos bares que não baniu a entrada de Frank. O Kev é muito maneiro e muito hot. ;)


Sheila Jackson vive no bairro dos Gallaghers. Ela é uma mulher que tem agorafobia e não consegue sair de casa. Frank se aproveita do carinho dela e usa seu dinheiro, sua casa e conforto, mas precisa pagar o preço satisfazendo as fantasias sexuais um tanto que doloridas da Sheila. Ela é maluquinha, mas você vai gostar dela.

As atuações são perfeitas, de todos. Foram escolhidos a dedo e magnificamente. Cada um do seu jeitinho e passando autenticidade máxima. Em nenhum momento você sente algo falso ali. Você acredita neles. Podiam ser qualquer pessoa real. Dou aplausos especiais ao William H. Macy (Frank), à Emmy Rossum (Fiona) e à Joan Cusack (Sheila), mas as crianças não ficam para trás.

Além da atuação, outra coisa foda da série é a trilha sonora. No meio dos episódios entram músicas que eu nunca ouvi antes na vida, mas que me atraem instantaneamente e combinam perfeitamente com a cena. A música principal já é uma das minhas preferidas. O vídeo abaixo, da abertura de Shameless, pode dar uma ideia da trilha sonora da série, além de uma palinha do estilo Gallagher.


Não se pode escolher a família que tem, mas em vez de quebrarem sob o peso da falta de dinheiro e de pais responsáveis, os Gallaghers representam uma família real que é forçada a manter as coisas em ordem e sobreviver. A série é intensa; te fará rir e chorar. Mas uma coisa que você não poderá fazer é julgar, porque vai estar muito ocupado pensando em como poderia sobreviver no lugar deles e no tamanho de coragem e força que teria que ter. Shameless convence desde o primeiro momento. Shameless é irresistível.


That's all, folks. ;)


Shameless US é da SHOWTIME, mesmo canal de outras duas séries favoritas minhas, Dexter e Homeland. Aqui no Brasil, Shameless passa na I.Sat.

# Compartilhar

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

7 comentários:

  1. Shameless eh a 3ª série q eu mais gosto. Eh verdade isso q vc falou d ver um atras do outro, eh mt viciante msm. E o Lip eh mt gato!!!!!!!!!!!
    Bárbara

    ResponderExcluir
  2. Huuumm, parece ótima! Vou baixar uns episodios p testar. Aliás, blog muito bem escrito! =D

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o post, anotei a série como dica pra assistir =)

    ResponderExcluir
  4. Excelente matéria.
    Eu nem conheço essa série, mas acho que dar uma chance agora :P

    ResponderExcluir
  5. Já está na minha lista pra assistir... gostei bastante do post, parece ser uma série bem interessante...xD

    ResponderExcluir
  6. Pelo resumo parece ser bem legal. Quando eu for começar uma série nova vou dar uma chance para "Shameless" :)

    ResponderExcluir
  7. Oasis wow! nunca tinha parada para reparar.E olha que como vc bem disse Shameless convence desde o primeiro segundo.Sou pirada pela serie, serio mesmo. O humor deles está em como eles se viram nas loucuras do dia a dia e como é possível essas coisas acontecerem,pasmem, com qualquer um (qualquer um com contas atrasadas claro). Só fico triste de ter só assistido a primeira temporada,não acho a segunda em lugar(online) algum!
    E sim a versar US é muito melhor que a inglesa, talvez por ser mais carinha, mesmo assim,melhor... atores gatinhos, situações FDP.. ahn AMEII!
    PS: Pensei que fosse a unica que jogava no google as letras nunca antes ouvidas...mas que sao muito boas!

    ResponderExcluir